Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Maratona BTT 5 Cumes, Barcelos

Saí de Moimenta da Beira, juntamente com mais 2 amigos, no passado sábado, 3 de Outubro, rumo a Barcelos, onde na manhã de domingo, dia 4, participei naquela que é considerada a Melhor Maratona BTT do Outono: Maratona 5 Cumes, organizada pelos Amigos da Montanha.

Aproveitando o facto de existir a disponibilidade de passar a noite no pavilhão gimnodesportivo local, evitei a viagem no dia da prova, tendo sido feita ao final da tarde de sábado de uma forma muito mais relaxada! Cheguei a Barcelos pouco depois das 21h, levantei o kit de participação, jantei no restaurante do M e depois, já após a meia noite, pude esticar-me num colchão de ginástica, num saco cama "embrulhado" e desta forma passar, sossegadamente, a noite! Na manhã de domingo
, foi levantar, ir à pastelaria mais próxima, tomar o pequeno almoço, ir dar uma volta a pé pela zona de partida, onde já se faziam notar algumas centenas de participantes, e voltar à carrinha do Pedaladas, que se encontrava no recinto fechado anexo ao pavilhão desde que cheguei a Barcelos na noite anterior, de forma a equipar, pegar na bike e com ela voltar para a zona de partida!
Quanto ao evento, foi sem dúvida muito bom, com uma dimensão enorme, visto que além de mim, existiam mais 1999 participantes, um número bem redondo no total: 2000! Existiam 2 opções de percurso, os 5 cumes, com perto de 85 km e os 3 cumes, com cerca de 55 km, optei, logicamente pelo percurso menor, o treino que tenho disponibilidade de fazer não me permite realizar maratonas com extensão superior a 60 kms com o ritmo que mais gosto, a (quase) fundo. Arranquei entre os 1000 e os 1200 primeiros, tinha como objectivo ultrapassar algumas centenas ao longo dos 55km, queria chegar à meta com poucos mais de 250 BTT'istas à minha frente, no final veria se seria possível ou não...

Deu-se o inicio da prova pouco depois das 9h30, seguiu-se uma "volta de apresentação" pela cidade de Barcelos e depois seguiu-se para o primeiro cume, que se atingiu aos 12.6 km, sempre feito em alcatrão e onde terei passado as centenas de participantes que de inicio queria passar, após este cume o percurso mudou radicalmente, com trilhos, em terra, tecnicos e muito irregulares onde a utilização da (Orbea) AlmaCarbon, uma HT (hardtail - só suspensão frontal) não me poupou ao nível das costas e da "zona ao fundo destas".

Acabei por completar o percurso em 3h 11min 29seg, tempo oficial, embora tenha estado 3h 02min 15seg em andamento, as paragens foram nos abastecimentos, nos engarrafamentos normais em eventos com tanta afluência de participantes e nos controlos de passagem, se tinha como objectivo ficar entre os 250 primeiros, consegui-o sem sombra de dúvidas, fiquei em 154º, embora tenha chegado com as pernas bem cansadas e os músculos bem duros, as cãibras estavam presentes, o esforço tinha sido muito e a re-hidratação raramente é suficiente...

A seguir veio o banho bem necessário, o pó tinha-me deixado bem mais moreno que o normal, aliás tive essa sensação quando ouvi alguém que passava junto a mim, logo após encostar a bike, que dizia, com um sorriso: "coitado, tão sujo que ele está!", depois seguiu-se um bom almoço, o que antecedeu o regresso a casa, às Terras do Demo!

Fotografias aqui, neste link!

Sem comentários: