Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

sábado, 3 de agosto de 2013

BTT Competitivo, o Regresso!

No dia em que volto ao BTT competitivo, cabe-me fazer um resumo do meu regresso ao ciclismo/cicloturismo!

O regresso ao “pedal”, após uma ausência tão prolongada, foi extremamente difícil e nos seus primeiros dias, o mencionado regresso foi mesmo posto em causa…!

Quando se anda num nível um pouco mais alto, superior ao que pode ser considerado normal, são criados automatismos e hábitos que se tornam naturais. Tudo passa a estar num certo patamar “tão normal” que, mesmo quando se para por longos meses, não parece ser possível que se volte a regredir! Pois bem, a paragem (longa) leva a que esse patamar fique longe, bem longe!

Se antes era possível chegar a determinados níveis de potência de esforço, depois quando se volta, custa a aceitar que já não se chega “lá”. Esta é, e foi, a principal dificuldade do regresso, o factor psicológico!
Antes, tudo estava de acordo com a capacidade física disponível, ou seja, com a perda de forma as desmultiplicações das mudanças na bicicleta, tornam-se (muito) mais pesadas! Outra dificuldade…, o regresso ser feito na máquina que está preparada para a capacidade física que existia antes da perda forma!
Outra dificuldade, não menos importante, tem a ver com o facto do corpo estar habituado a coisas tão simples como, por exemplo, a um selim pensado no seu baixo peso, pouco esponjoso… quando se regressa, sente-se que afinal o selim é afinal muito mais duro do que aquilo que se pensava! :)

Com ‘alguma’ vontade e espírito de sacrifício, volta-se aos poucos a ter um pouco daquilo que se perdeu, volta-se a desfrutar do prazer que uma bicicleta dá a quem tanto gosta desta atividade!

Depois de ter voltado a pedalar no passado dia 21 de Maio, já com um bom período de férias salgadas pelo meio também, tenho hoje 1.986 km nas pernas e é também hoje que, durante a tarde, irei participar nas 4 Horas de Resistência BTT, evento que se realiza na Beselga, Penedono.

Objetivos?
Divertir-me, voltar a fazer BTT de forma ‘mais ou menos’ intensa e habituar-me à minha mais recente bicicleta de BTT!
Classificação?
Não ser o último! :)

Voltarei para escrever sobre o evento de hoje, 4 Horas Resistência BTT!

Até breve!

Artigo escrito de acordo com o novo acordo ortográfico!

Sem comentários: