Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Epic Portalegre 2016 a Crónica

Espero que seja esta a ultima vez que começo uma crónica sobre um evento de BTT da seguinte forma: “Depois de meio ano longe dos trilhos...”!
Disponibilizo também um “filme” dos 3 dias de competição, que pode ser visto em qualidade HD, a banda sonora é muito boa e que contém na sua parte final também algumas fotografias!


Depois de meio ano longe dos trilhos, regressei ao BTT em Portalegre!
O EPIC Portalegre (Extreme Portalegre Internacional Challenge) é um evento composto por um Prólogo e por 2 Etapas em linha, onde este ano o Prólogo ocorreu no centro de Portalegre (Jardim Avenida da Liberdade e Jardim da Corredoura), a 1ª Etapa ligou Castelo de Vide a Valência de Alcântara (Espanha) e a 2ª Etapa teve o seu início e respetivo término em Portalegre.

Este evento foi marcado sobretudo pela temperatura extremamente elevada que fustigou Portugal Continental, onde em pleno Alentejo se fez sentir de forma mais intensa e impiedosa!

Fui para Portalegre com alguns meses de pedalada em estrada, mas em que o treino mais sério tinha apenas 1 mês de presença!
O objetivo neste evento era... voltar ao BTT!
Reabituar o corpo aos esforços inconstantes que esta modalidade obriga, recuperar alguma da técnica perdida, divertir-me e aproveitar para passar alguns dias a 2 num turismo rural bem sossegado.
Foi quase tudo muito bem conseguido!

O Prólogo, com pouco mais de 2km de extensão, era intenso, com muitas quebras de ritmo, subidas lentas, descida de escadas, passagens em relva alta, uma zona mais técnica com pedra solta e com a agravante de às 19h17, na minha hora de partida, se fazerem sentir 31ºC com níveis de humidade muito baixos!

A 2ª Etapa, com partida em Castelo de Vide e chegada em Valência de Alcântara (Espanha), teve uma extensão de quase 68 km (aqui contabilizado um engano já em solo espanhol, onde propositadamente alteraram a localização das fitas no trilho, lamentável esta atitude que continua a ocorrer com muita frequência!) com um desnível vertical acumulado de 1.500 metros e com uma temperatura máxima registada foi de 37ºC!
Piso muitas vezes bastante irregular e com subidas de tal forma inclinadas, que tornaram o dia bastante duro, havendo alguns metros em que foi preciso desmontar e empurrar a bicicleta!
Neste dia, a organização esteve irrepreensível a nível de pontos de abastecimento líquido, tendo falhado unicamente na melhor indicação / informação do local dos banhos, tendo havido vários atletas completamente perdidos à procura do respetivo lugar!
Apesar de ter direito ao almoço, não almocei no local, pelo que não tenho como o comentar / classificar.

A 3ª Etapa foi para mim o terror dos terrores!
Com partida e chegada em Portalegre, teve uma extensão de 82 km, um desnível acumulado vertical de 2.300 metros, a temperatura máxima registada foi de 41ºC e onde à partida se faziam sentir já 29ºC!
Percurso com um início muito violento, os primeiros 3 km tiveram uns anormais 230 metros de desnível vertical acumulado, do km 31 ao km 50 não havia pontos de abastecimento liquido e onde se percorreram km sem fim de calçada medieval!
Houve zonas de percurso onde a dificuldade técnica era de exigência bastante elevada e em que senti também mais dificuldade pelos longos meses ausente destas lides! Contudo, havia sem dúvida partes em que aos menos possuidores de maior destreza técnica, os colocava em risco de lesões e em zonas onde a assistência necessária podia ser um utopia...
Foi um dia em que houve divertimento até aos 45km e que daí para a frente foi um autêntico martírio! A falta de água levou a uma natural desidratação, as imensas calçadas medievais levaram a um completo estado de quase desespero, em que chegar à meta foi um real milagre!
O almoço servido num restaurante local, foi... assim-assim (o lombo para me satisfazer tem de ser confecionado de uma forma muito mais perfeita e a sobremesa não pode recair na escolha de uma maçã ou uma laranja!)!

Foi um evento que apesar das falhas no último dia, me leva a querer estar presente na próxima edição, que se realiza de 1 a 3 de Setembro de 2017!

Sem comentários: