Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

quarta-feira, 14 de março de 2018

Algarve Bike Challenge 2018, O Resumo!

Inicialmente programada, mais tarde descartada e a 4 dias da sua ocorrência a fazer de novo parte do meu preenchido calendário de provas, a participação pela terceira vez no Algarve Bike Challenge começou por ser assim um pouco caricata!

De estranhar um pouco o facto de das minhas 3 participações neste evento, por 2 delas a chuva decidiu aparecer, o que em jeito de brincadeira até já me leva a dizer que no Algarve só chove quando se realiza este evento! :)

A ida para o Algarve desta vez foi realizada em carro, em família e entre amigos.

abc01aabc01abc02

Viagem iniciada na sexta pela manhã, com o objetivo de almoçar na cidade de Tavira.

Apesar de o almoço ter sido em Tavira como programado, a viagem foi mais lenta do que o previsto, isto porque as condições climatéricas obrigaram a percorrer o Alentejo a uma velocidade bem mais baixa do que seria normal.

abc03abc04abc05

Com o almoço realizado em Tavira e kits de participação levantados logo depois, o resto da tarde foi dedicada a apenas gastar da melhor forma possível o tempo disponível até à hora de fazer o reconhecimento do percurso do Prólogo.

abc06mapa abc1

A partida do Prólogo, com 2,4 km e 38 metros de desnível vertical acumulado, foi-nos dada às 20h36 e foi realizado, como sempre, pelas ruas e ruelas do centro da cidade. Após este ficaríamos prontos para os 2 dias de verdadeiro BTT pelas serras do Algarve.

Uma nota para o facto destas 2 etapas terem sido encurtadas pela organização devido ao mau tempo, que impossibilitou a passagem por alguns trilhos inicialmente previstos.

abc07mapa abc2

A etapa de sábado, a mais longa, com 85,8 km e 2.115 metros de desnível vertical acumulado, foi feita com alguns períodos de aguaceiros, por trilhos bem molhados e alguma lama.

abc08abc09abc10abc11abc12abc14mapa abc3

A etapa de domingo, mais curta e menos exigente em valores de altimetria, era composta por 66,9 km e 1.268 metros de desnível vertical acumulado, num dia solarengo mais com os trilhos incrivelmente molhados e lamacentos. Houve mesmo um sector de alguns quilómetros que se tornou um completo castigo, pela forma esforçada e penosa que obrigaram para se conseguir transpor.

abc15

Em resumo geral, posso dizer que após 3 participações o voltar a este Algarve Bike Challenge está de certa forma negado à partida.

Porquê?

Primeira razão deve-se ao facto de já não se poder pensar que se consegue fazer uma prova de 3 dias em Março no Algarve, sem apanhar chuva e lama. É certo que a temperatura é bem mais simpática do que aquela que temos no Norte Interior, mas o risco de chuva começa a ser muito real e condiciona de sobremaneira a vontade de voltar.

A segunda razão tem a ver com a natural repetição dos trilhos. Ter etapas múltiplas sempre com partida e chegada na cidade de Tavira, tem-se já por vezes demais o conhecimento por onde se vai passar.

Terceira razão estará associada ao “pormaior” que existem cada vez mais provas de etapas pelo país e daí haver uma vasta lista de opções, que nos livra de estar sempre a repetir eventos.

Quarta razão, a distância! Ir ao ABC e voltar pesam sempre mais de 1.200km!

Agradecimento especial à minha mais que tudo, a Cristina, que fez questão de acompanhar e apoiar em mais uma aventura. Aos amigos José Moreira, Alexandra Moreira, Jorge Castela e Nuno Santos pela companhia. E a quem me vai apoiando da forma possível todos os dias do ano e que são eles, Tiago Aragão (na vertente da amizade que nos liga e no aspeto técnico de treino), à Bikebox em Vila Real, à Auto Pneus Manuel Bernardo em Leomil, à Freguesia de Leomil e à Simply by Cristina!

Este próximo fim de semana, apesar das previsões de frio, chuva e alguma neve, conto estar presente na Prova UCI, Pretorian Bike Race, que se realiza em Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas! Uma prova também de BTT e nos mesmos moldes que o ABC, composta por um Prólogo e 2 etapas, sendo que no primeiro dia, ao contrário daquele que se realiza em Tavira com pouco mais de 2 km, tem uma extensão de 12 km.

Até breve!

Sem comentários: