Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

quinta-feira, 21 de março de 2019

De volta!

Mais de 10 meses após o último artigo, estou de volta ao meu blogue pessoal!
Quando aqui escrevi pela última vez, estava longe de pensar que a ausência seria tão longa e que as mudanças desde então seriam tão drásticas.
Durante estes 10 meses muita coisa mudou, sobretudo a forma como comecei a ver o meu ciclismo. Depois de ter participado em grandes e importantes eventos de BTT, o caminho até aos simples eventos locais levou a que a vontade de continuar a treinar de forma mais intensa e focada se perdesse!
Daí até encostar a bicicleta, foi um curto passo e na simplicidade de outro desporto, o atletismo, encontrei novos objetivos e motivações!
Depois de ter tido apenas uma curta experiência no atletismo em 2014, quando tive a vontade de realizar a Meia Maratona do Porto em Setembro desse ano, regressei em Julho de 2018 às sapatilhas de running. Foi um regresso difícil e penoso, já que o meu historial em atletismo resume-se tão só à aventura de 2014. O corpo não tinha rotinas de corrida e não tinha hábitos de um desporto de tanto impacto (no solo).
Quando num certo dia de Julho de 2018 decidi calçar as sapatilhas para me “refugiar” da bicicleta, mal imaginava o que se estaria a passar ao dia de hoje, ainda para mais quando me lembro que nesse mesmo dia, em que corri pouco mais de 2km a um ridículo ritmo de 7'18”, que parei com a sensação que ia “tombar” e a pensar que a corrida seria mesmo melhor era esquecer. Só havia uma forma de não desistir da ideia e eu sabia bem qual era: arranjar um objetivo!
Com todo o sacrifício de criar hábitos novos, com persistência e muito querer, cumpri o objetivo de completar os 21097 metros da Meia Maratona de Lausanne (Suíça) a 28 de Outubro!
Contudo, antes de Lausanne, fiz, no dia 23 de Setembro na cidade de Viseu, a minha primeira prova de 10 km, que serviria como teste em ritmo de corrida, mas que me correu bem pior do que aquilo que esperava e que me levou a pôr em causa, novamente, a minha capacidade enquanto runner.
Depois da Meia Maratona de Lausanne passei o mês de Novembro muito calmo, com apenas algumas corridas muito pontuais e a ponderar se o atletismo seria para continuar ou se o chip do ciclismo voltaria a entrar em modo On.
Comecei Dezembro com 2 voltas de BTT e de imediato percebo que o meu BTT (e o ciclismo de um modo geral) estava em modo Off (profundo)!
A simplicidade da corrida, o pouco tempo necessário para treinar, a logística do treino, o equipamento, a nutrição/suplementação, ... tudo é mais fácil, prático e acessível!
Daí até arranjar um novo objetivo em atletismo foi.... um simples e curto passo!
Como não tenho histórico de atletismo na minha mocidade, os ritmos e desempenhos são limitados, mas não estou no atletismo com o foco nesses fatores, mas sim no aproveitar dos momentos que este desporto proporciona!
Claro que a evolução é importante e gosto de ver os meus tempos baixar ao longos dos meses de treino, mas de sapatilhas calçadas apenas ambiciono completar todos os metros que compõem cada treino ou evento.
Hoje estou a 3 dias da minha terceira Meia Maratona, que se realiza em Braga no próximo domingo, mas desta vez não é a Meia Maratona o objetivo, esse está a 45 de distância!
Seguem-se alguns gráficos que mostram o “meu pseudo-atletismo” desde Julho, com os valores e dados que são... o que são, mas que nada me condicionam ou impedem de continuar a progredir!
Costumo dizer que um dia irei mesmo correr, mas até lá caminho apressadamente... com prazer!







Caminho neste novo patamar desportivo com o apoio de:

Sem comentários: