A uma semana de começar a preparar o ano de 2012, hoje aproveitei o feriado e na companhia do Luis Morgado, fui completar a maratona do IV BTT Demo, realizado em Abril passado.
A manhã estava muito fria e húmida, o nevoeiro voltou a surgir em força e talvez por essa razão mais ninguém tenha aparecido. Saímos de Moimenta da Beira pouco depois das 8h30 e durante os primeiros 22km o nevoeiro intenso foi a nossa companhia, sempre com uma temperatura baixa, mais agreste ainda pela humidade que naturalmente existia.
Quase a entrar na Lapa, onde o nevoeiro tinha uma intensidade inferior, somos surpreendidos por alguém que diz, “eu vi logo que tinha de ser o César Bernardo”.
Vinha na nossa roda um amigo meu do BTT!
O Rui vinha do Sátão (ia obviamente também para o Sátão) e iria fazer parte do percurso que eu e o Luís íamos a seguir!
Passamos a ser um trio, não seria por muitos mais quilómetros, mas faríamos 15 em conjunto.
Como estávamos a chegar às portas da Lapa, aproveitamos para tomar um café quentinho no bar do costume e após alguns minutos lá seguimos o trajecto. Não demorou muito para abandonarmos o nevoeiro e durante largos quilómetros pudemos desfrutar de um pouco de um dia de céu azul e de um sol que na subida do dia me chegou a incomodar. Foi antes desta subida que se deu a separação (do Rui) e voltamos a ser a dupla que tinha saído de Moimenta.
De referir que os últimos 8 quilómetros da manhã já foram novamente feitos sob nevoeiro, esse maldito que quando aparece, consegue ser bem incomodativo!
Nesta saída, onde foram feitos 68km com 1290mt de desnível acumulado, o ritmo imposto, sobretudo pelo Luís, foi um pouco forçado para o momento que estou (recuperação activa), sendo que ontem, para agravar o dia de hoje, fiz 1h rolo ao final da tarde / princípio de noite. Mais uma vez me apercebi que a descer por vezes esqueço que vou de semi-rígida com apenas 80mm de curso, a 29er consegue desligar o “fusível” (!), que o diga o Luís que ia de FS com 140mm.
Estou a cerca de 1 semana de começar a preparar o ano de 2012, onde tenho como objectivos:
· Caminho Francês de Santiago – (12 etapas) - Maio
· Douro Bike Race – Nível Epic (4 dias) – Setembro
Por estas razões, pensava completar o percurso em cerca de 4h/4h15 e acabei por o fazer em 3h35, passando por “algumas” vezes o nível de treino de cardio que estava imposto para hoje!
Abusei, não devia, mas… foi cool!

Olhando os gráficos de distância vs altimetria" deste evento, nota-se uma diferença abismal de dificuldade física entre as 2 distâncias, isto devido aos acumulados de ambas, 1.900mt vs 900mt, apesar de tão só existirem cerca de 22km de diferença entre elas, 67km vs 45km.
Apesar de existir a previsão de chuva para o passado dia 20, dia em que se realizou a III Maratona BTT Cidade Falcão em Pinhel, mais uma vez, tal como aconteceu na semana passada, os técnicos da meteorologia se enganaram e tivemos direito a mais um ameno dia de Outono!
Ao fim de 4h02m, cheguei à zona de meta, completamente coberto de lama, depois de 74.5km e 1480mt de desnível vertical acumulado de trilhos fantásticos e em 3º lugar da classificação!
Se inicialmente ponderei participar nesta maratona, depois acabei por vê-la mais distante da minha “rota”, mas afinal hoje e sem contar, esta passou a estar no meu calendário de eventos!
Depois da DBR (já faz hoje 2 meses!!!), e do engano que me impossibilitou de realizar a Maratona do Gerês o que me obrigou a fazer a Meia-Maratona, este fim de semana voltei às verdadeiras tiradas de BTT, já que uma coisa é certa, meias são boas mas é para… os pés!
Este ano a organização teve o cuidado de realizar as 3 partidas (Maratona, Meia-Maratona e Mini-Maratona) de forma separada e com um intervalo de 15min entre cada uma delas. Se à partida pareceu uma excelente ideia, acabou por ser um pouco estranho para quem realizou a Maratona, ter de “levar” a certa altura do percurso com participantes das outras 2 categorias! Uma situação a rever, na minha opinião!
Na impossibilidade de acompanhar os meus parceiros do Pedaladas C. C. no passeio de 2 dias a Fátima em bicicleta de estrada, por ter de trabalhar no sábado de manhã, decidi ir representar o clube a uma zona de grande beleza natural, optei por ir participar na 1ª Maratona BTT do Gerês que se realizou ontem, domingo 2 de Outubro!
Já passava das 9h30 quando se iniciou a pedalada!
Pedalou-se por locais maravilhosos, teve-se acesso a paisagens únicas, os reforços alimentares eram suficientes e em qualidade aceitável, o almoço foi agradável e a jersey bonita!
Já passou 1 semana desde que a Douro Bike Race teve o ser término, mas só hoje voltei a abrir o PC que me acompanhou até Amarante e que continha as poucas fotografias que tirei durante o evento.
Cortado a meta, foi hora de perceber que a DBR tinha sido concluída com êxito, tinha sido completado o objectivo de 2011, iria receber passados alguns instantes a t-shirt “i was ready!”, ou seja, iria pegar na t-shirt que nos mostra que fomos capazes de completar esta prova, com elevadíssimo grau de dificuldade
Quando iniciei a minha preparação para chegar com o mínimo de condição física para completar esta aventura, que é para mim o evento do (meu) ano, pensei, “xiii, ainda falta tanto tempo...”.
Será a primeira vez que irei participar num evento de BTT no Parque Nacional da Peneda Gerês. São alguns os eventos que vêm a existir nesta região e que desde sempre me despertaram vontade de participar!
A “próxima” chegou e desta vez é mesmo para ir!

Se até há uns meses/anos atrás, ter um blogue ou um site pessoal era sinónimo de estarmos a comunicar com o mundo cibernético, com o aparecimento do Facebook quase tudo mudou!
meio de comunicação, só se forem 2, e se 1 for o Facebook, a comunicação cibernética está garantida!